Cruzeiro, a Raposa

29 de dezembro de 2023


O Cruzeiro Esporte Clube é uma instituição que emerge de um nobre anseio da colônia italiana em Belo Horizonte, buscando criar uma entidade esportiva que pudesse ser sua representação. Em dezembro de 1920, inspirados pela presença do cônsul italiano na cidade, diversos entusiastas esportivos da colônia decidiram conceber um clube de futebol. Assim, em 2 de janeiro de 1921, foi oficialmente fundada a Società Sportiva Palestra Italia. As cores adotadas refletiam a bandeira italiana, com a primeira vestimenta do clube composta por uma camisa verde, calção branco e meias vermelhas, detalhadas em branco e verde.

O debut do Palestra aconteceu em 3 de abril de 1921, no estádio do Prado Mineiro, resultando em uma vitória por 2 a 0 sobre um combinado de jogadores de dois times de Nova Lima, o Villa Nova e o Palmeiras. No entanto, a estreia oficial diante do público ocorreu em um jogo contra o Atlético-MG, com vitória palestrina por 3 a 0. A equipe inicial contava com nomes como Nullo, Henriqueto, Polenta, Grande, Gallo, Checchino, Pederzoli, Parizi, Nani, Attílio e Armandinho.

Em 1925, o clube realizou modificações significativas, permitindo a participação de atletas de outras nacionalidades, além de adaptar o nome para Sociedade Sportiva Palestra Itália. Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro proibiu o uso de termos relacionados às nações do Eixo, levando o Palestra Itália a se renomear como Palestra Mineiro. Posteriormente, em 29 de setembro de 1942, o clube decidiu adotar o nome Ypiranga, mas isso durou apenas um jogo. A mudança definitiva ocorreu em 7 de outubro de 1942, quando, em uma assembleia entre sócios e dirigentes, foi aprovado o novo nome: Cruzeiro Esporte Clube.

A escolha do nome foi uma homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo máximo da pátria brasileira, sugerido por Oswaldo Pinto Coelho, ex-presidente do clube. Em 1945, a raposa foi adotada como mascote do Cruzeiro, inspirada na astúcia do seu presidente Mário Grosso, que sempre soube fazer grandes negócios. A criação oficial da Raposa como mascote foi realizada pelo chargista e professor Fernando Pieruccetti, conhecido como Mangabeira.

O Cruzeiro Esporte Clube testemunhou uma série de épocas gloriosas, desde os tempos do Palestra Itália de Piorra e Niginho, passando pelos tri-campeões mundiais Piazza e Tostão, até os craques que conquistaram a Taça Libertadores da América, como Raul, Nelinho, Zé Carlos, Eduardo, Palhinha e Joãozinho. Além disso, foi o clube que revelou Ronaldo Fenômeno para o cenário futebolístico mundial. O Cruzeiro Esporte Clube é uma entidade que honra sua história e tradição, e também as 5 estrelas em seu escudo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *