O Multi-Esportista Adão
22 de novembro de 2023
De nacionalidade portuguesa, Adão Antonio Brandão veio a tornar-se o autor do primeiro gol da história do Vasco da Gama em 3 de maio de 1916, numa partida contra o Paladino Foot-Ball Club perdida por 10 a 1. Antes de pisar em solo brasileiro, estudou no Colégio São Carlos, no Porto. Em 1910, ingressou nas camadas jovens do Futebol Clube do Porto, onde jogou como titular até 1911. Em outubro de 1912, finalizados os estudos preparatórios, Adão decidiu embarcar para o Brasil, contra a vontade dos seus pais. No Brasil, foi recebido pelos proprietários da Fábrica de Calçados Brandão, seus familiares, que lhe ofereceram trabalho como caixeiro-viajante.
Nas folgas do duro regime de trabalho naquela época, Adão buscava bater uma bolinha. Não demorou para que se filiasse a um clube para praticar o esporte bretão. Passou a compor a equipe do Real Grandeza Football Club. Depois, foi defender as cores do Centro Português de Desportos. Em 1915, Brandão já estava no Lusitania Sport Club. Sócio do Vasco da Gama desde 1913, foi um agente na institucionalização do futebol na agremiação vascaína, cuja formação inicial da equipe contou com associados do Lusitania, que estava em processo de insolvência. Adão participou de todas as divisões e séries defendendo a camisa cruzmaltina: 3.ª Divisão, 2.ª Divisão, Série B da 1.ª Divisão e Série A da 1.ª Divisão.
Em 1922 Adão fez alguns amistosos pela Seleção de Portugal. Em uma era em que a prática de esportes tinha um caráter mais recreativo, Adão deixou sua marca no clube como um atleta versátil, destacando-se não apenas no futebol, mas também em outras modalidades esportivas, como atletismo, remo, natação e pólo aquático. Em 1923, ele conquistou o título de campeão carioca com o Vasco da Gama, representando o primeiro triunfo do clube na Primeira Divisão. Conquistou 65 troféus pelo Vasco em todas as modalidades esportivas que participou, por isso é considerado o maior atleta vascaíno de todos os tempos. Por todas estas façanhas, Adão recebeu do clube o título de Sócio Benemérito.
A despedida de Adão Antônio Brandão do Vasco da Gama ocorreu em um amistoso internacional em 2 de dezembro de 1923. O confronto aconteceu no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e teve como adversário a equipe do Universal Football Club, do Uruguai. Este jogo assinalou o término da notável trajetória de Adão como jogador do clube.
Ele faleceu em 2 de julho de 1978, no Rio de Janeiro, deixando uma valiosa contribuição no esporte e especificamente no Vasco da Gama, sendo lembrado como um dos maiores atletas da história do clube.
Deixe um comentário