Branko Kralj, o Goleiro Jazzista

29 de fevereiro de 2024


Branko Kralj nasceu em 10 de março de 1924 em Zagreb e era formado em Economia. Foi goleiro da Seleção da Iugoslávia na Copa do Mundo de 1954, e atuou por 3 times de Zagreb: Concordia, Borac e Dinamo. Também jogou durante anos como goleiro em vários clubes de handebol. Ele pertencia à geração que abriu caminho para o jazz na região. Kralj era conhecido entre os aficionados do jazz, especialmente os fãs da gaita, instrumento escasso neste estilo musical. É impossível falar do jazz croata, especialmente do jazz que foi tocado em Zagreb após a Segunda Guerra Mundial, sem mencionar o nome de Branko Kralj, que sempre foi chamado de “Rei” por amigos e colaboradores, e deu a sua contribuição real ao jazz como músico e publicitário.
Branko Kralj demonstrou desde cedo sua propensão para a música. Aos seis anos começou a tocar o violão do pai, instrumento ao qual retornaria mais tarde. Recebeu de sua mãe seu primeiro instrumento, uma pequena gaita diatônica. Ela o comprou em julho de 1931, durante uma peregrinação a Marija Bistrica, na região de Hrvatsko Zagorje, onde fica um famoso santuário mariano. O pequeno instrumento foi o favorito de Kralj desde então. Durante mais de 70 anos Kralj foi incansável na sua luta para elevar o estatuto deste pequeno instrumento Hohner.
Branko Kralj nutriu seu amor pelo jazz ouvindo estações de rádio que geralmente tocavam músicas antigas interpretadas por nomes como Louis Armstrong, Sidney Bechet, Chick Webb, Django Reinhardt e Kid Ory. Kralj também influenciou o gosto musical de seus colegas de escola e isto levou à criação de um núcleo de músicos de jazz formado em torno de Kralj, em Peta. O “Devils Club” na rua Bošković, em Zagreb, também contribuiu fortemente para que a música jazz aproximasse os jovens. Foi o primeiro clube de jazz do país, fundado em 1935 por Marko Marjanović. Era um ponto de encontro para admiradores desta “nova” música.
Após o fim de uma carreira atlética invejável, Branko Kralj realizou o sonho de fundar um quinteto de gaitas, que se apresentou com sucesso durante 11 anos, até 1969. Tomislav Simović, um renomado compositor (conhecido por suas partituras de desenhos animados) e arranjador de Zagreb, bem versado em piano, contrabaixo, gaita e guitarra, é creditado por criar a característica definidora do jazz programático do quinteto. Tomica Simović arranjou quase todas as músicas do quinteto de gaita e também se apresentou com a banda, dada sua destreza em tocar o instrumento.
O quinteto, que era formado por músicos que aprenderam sozinhos a tocar diferentes gaitas, se apresentou no Bled Jazz Festival em 1960, realizou concertos e gravou músicas em Graz e Paris e até foi convidado no popular show “Music Knows No Limits” que foi ao ar nas maiores estações de rádio da Europa. Os músicos gravaram dois LPs e Kralj gravou um LP com quatro trombones e uma seção rítmica como artista solo. O goleiro jazzista faleceu em 18 de dezembro de 2012.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *