Patesko, o Primeiro Paranaense a Disputar uma Copa do Mundo

18 de dezembro de 2023


Patesko, cujo nome de nascimento era Rodolpho Barteczko, foi um jogador de futebol brasileiro nascido em 12 de novembro de 1910 na histórica cidade da Lapa, Paraná. Reconhecido por sua habilidade como ponta esquerda, ele possuía um excelente drible, chute potente e grande capacidade de finalização.

Sua trajetória no futebol teve início em 1929 no Palestra Itália, time de destaque em Curitiba, Paraná, que era considerado um dos melhores do estado. Apesar de não ter conquistado o título estadual de 1931, o time demonstrou um bom desempenho, com Patesko se destacando.

Durante uma excursão do Palestra pelo Rio Grande do Sul, em um amistoso contra a Seleção Gaúcha, Patesko chamou a atenção do Força e Luz, levando-o a transferir-se em seguida para o Nacional, no Uruguai. No Nacional, ele conquistou o campeonato nacional em 1933 e 1934, demonstrando seu talento e garantindo reconhecimento.

Sua excelente performance o levou a ser convocado para a Copa do Mundo de 1934, tornando-se o primeiro brasileiro a participar de um Mundial enquanto jogava por um time estrangeiro. Durante a Copa, ele teve uma atuação destacada.

Posteriormente, Patesko foi contratado pelo Botafogo, um dos clubes mais importantes do Rio de Janeiro na década de 30, onde sua habilidade se encaixou perfeitamente. Ele fez parte do grupo alvinegro que realizou sua primeira excursão internacional no México e nos Estados Unidos, em 1936, marcando seis gols durante a viagem.

Além disso, participou do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) em 1937, sendo um dos destaques da Seleção Brasileira ao marcar quatro gols. Em 1938, disputou sua segunda Copa do Mundo, mantendo seu destaque na competição.

Em 1942, em sua última competição pela seleção, ficou em terceiro lugar, contribuindo com dois gols, incluindo um gol olímpico em menos de um minuto de jogo na goleada por 6 x 1 contra o Chile na estreia na competição.

Ao longo de sua carreira, Patesko disputou 34 jogos pela seleção brasileira, com 20 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, marcando um total de 11 gols. Infelizmente, ele faleceu no Rio de Janeiro em 13 de março de 1988, aos 77 anos, devido a complicações de uma tuberculose.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *