O Primeiro Curta-Metragem Sobre Futebol
1 de dezembro de 2023
Peladilla va al fútbol, é um curta-metragem de 1914, de Benito Perojo, um dos grandes pioneiros do cinema espanhol. Esta joia do cinema mudo tem trilha sonora composta expressamente para o filme pelo compositor Jorge Taramasco. O filme de quase 10 minutos gravado em 1914 – mas que seria lançado somente em 1916 – contém as imagens mais antigas registradas e preservadas de uma partida em 1914 entre Madrid C.F. e o Athletic de Madrid, disputado no campo de O’Donnell.
É interessante observar que na época, os clubes eram conhecidos como Madrid C.F. e Athletic de Madrid, e só posteriormente passaram a ser chamados de Real Madrid (em 1920) e Atlético de Madrid (em 1941), respectivamente.
Com fotografia de Armando Pou, é uma comédia à imitação das palhaçadas criadas nos Estados Unidos e que, entre outras, popularizou Charles Chaplin: uma sucessão de corridas e cenas humorísticas. A trama, evidentemente, é trivial: Peladilla (Benito Perojo) convida sua namorada Clarita (María Moreno) para assistir ao Madrid x Athletic no campo O’Donnell, e depois para visitar as áreas de piquenique de La Moncloa, mas durante o jogo todos os tipos de incidentes começam a acontecer.
Foi anunciada como “uma estreia muito engraçada estrelada por Charlot da Patria Films (Perojo)” na época. Esses curtas serviam para completar os longas-metragens, médias-metragens e cinejornais que eram oferecidos nos cinemas primitivos da Espanha. O elenco é liderado pelo próprio Benito Perojo, acompanhado por María Moreno, Pedro Zorrilla, Fernando Delgado, Paquita Torres e Alberto Romea.
Essas produções foram fundamentais para entreter o público na era inicial do cinema.
Deixe um comentário