O Livro Muralhas Verdes
1 de novembro de 2023
O escritor e editor Rogério Chiaroti emocionou os apaixonados por futebol em 2023 com o lançamento do seu tão esperado livro “Muralhas Verdes”. Esta obra magistral narra a fascinante saga dos 143 goleiros que deixaram suas marcas na gloriosa história do clube de futebol brasileiro Palmeiras. Desde os primeiros dias tumultuados do clube, conhecido naquela época como Palestra Itália, até os dias de glória e triunfo, Chiaroti imortaliza a bravura e a destreza de lendários goleiros que defenderam as cores do alviverde paulista.
Através das páginas de “Muralhas Verdes”, os leitores são levados em uma jornada pela rica tapeçaria da história do Palmeiras, testemunhando os notáveis feitos de nomes como Tuffy, Aymoré Moreira, Batatais, Oberdan Cattani e muitos outros, cujas defesas habilidosas e determinação incansável conquistaram o coração dos torcedores. Os paranaenses Rey e Pianowski, o tcheco Peter Timko, o bi-campeão mundial Gilmar, Valdir de Moraes, o tri-campeão mundial Emerson Leão e o penta-campeão mundial Marcos também encontram um lugar de destaque nas páginas imortais deste livro.
Não foi uma tarefa simples para Chiaroti retratar com precisão e justiça a jornada de cada um desses notáveis goleiros. Foram mais de seis anos de meticulosa pesquisa e entrevistas minuciosas, mergulhando fundo nos arquivos históricos do clube e na memória viva dos próprios atletas, a fim de compor um relato vívido e autêntico de suas vidas e feitos heroicos. A devoção e o zelo do autor pela precisão histórica transparecem em cada detalhe da obra.
Além de suas proezas literárias, Chiaroti é um respeitado editor do renomado jornal “O Momento”, sediado em Morro Agudo, São Paulo, desde 1996. Seus anos de experiência e dedicação ao jornalismo foram complementados por sua pós-graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) em Indaial, Santa Catarina, e em Gestão Pública pelo Centro de Estudos e Especialização e Extensão Ltda (CENES) em Cascavel, Paraná.
Antes de “Muralhas Verdes”, Chiaroti já havia cativado os leitores com suas obras anteriores, incluindo “História do Futebol de Morro Agudo” (2002), “Morro Agudo 70 Anos” (2005), “Ilustres Morroagudenses” (2009), “A Bela Anláide” (2010) e “Quem Bebeu da Água de Morro Agudo” (2016). Sua dedicação incansável à preservação da história e cultura local de Morro Agudo e sua incursão ímpar no mundo do futebol certamente asseguram seu lugar como um destacado escritor contemporâneo do Brasil.
Fiquei emocionado com estas palavras. Obrigado pela amizade e pelo reconhecimento. As mensagens emocionantes valem mais que o valor do livro. Você retratou bem todo o meu trabalho de produção, além de mencionar meus feitos anteriores. Só tenho a agradecer.